Por que Algumas Pessoas Não Conseguem Pedir Ajuda

A dificuldade em pedir ajuda pode ser motivada por diversas razões. Algumas não querem se sentir inferiores, já outras não desejam incomodar, entre outros motivos. Todos nós em algum momento de nossas vidas precisamos de apoio e de alguém para nos dar a mão.
Pedir ajuda não é um sinônimo de fraqueza e vulnerabilidade e sim de coragem e inteligência para somar forças e reconhecer que o outro pode ajudar e que não temos a obrigação de sermos autossuficientes.
A pessoa que não consegue pedir ou aceitar ajuda pode ter uma série de prejuízos.

VEJA QUAIS SÃO OS MOTIVOS MAIS COMUNS GERADOS PELO MEDO DE PEDIR AJUDA

Acredita estar sobrecarregando e incomodando o outro. “Todos têm suas responsabilidades e dificuldades para lidar.”
Demonstração de fraqueza, sentimento de estar perdendo o controle da situação, o que afeta diretamente o senso de valor e autoestima.
Sentir estar em dívida com alguém e não saber se será capaz de retribuir a ajuda.
Acredita estar sobrecarregando e incomodando o outro. “Todos têm suas responsabilidades e dificuldades para lidar.”

DICAS PARA PERDER O MEDO DE PEDIR AJUDA

Reconheça que precisa de ajuda

O primeiro passo para aprender a pedir ajudar é reconhecer que precisa de fato da mão do outro. Muitas pessoas sofrem caladas e tem medo de dividir os seus sentimentos para outras pessoas. Encontrar uma pessoa que nos ouça e que possamos desabafar é de grande ajuda e nos faz sentir muito melhor.
É importante aceitar que temos limitações, que não somos superpoderosos e não temos respostas para tudo. Reconhecer e aceitar que precisamos de uma mão amiga, nos torna mais corajosos e humildes, pois o apoio do outro nos fortalece para alcançar nossos objetivos.

Saiba receber ajuda

O segundo passo é tão importante ou até mais quanto reconhecer que precisa de apoio. Pois é, pode parecer estranho, mas existe um grande bloqueio em relação a isso.
É preciso ter consciência de que devemos estar abertos para receber, ou seja, abrir mão do controle sobre as ações da outra pessoa. Saber escutar pode ser o desafio principalmente para os controladores e perfeccionistas, que querem dominar a situação ou que a ajuda venha com o mesmo grau de perfeição das suas próprias ações.

Desenvolva a autoconfiança

A melhor maneira de pedir ajuda é desenvolvendo a autoconfiança. É assim que a pessoa terá confiança, força e entendimento para aceitar ajuda do outo. O autoconhecimento te dará mais segurança ao agir e isso vai se refletir positivamente em todos as áreas da sua vida.

Procure ajuda profissional

Existem situações que precisamos muito mais que uma mão amiga. Muitas vezes a ajuda mais adequada é buscar um profissional como psicólogo ou psiquiatra que irá te ajudar em questões mais complexas relacionadas a saúde emocional. Quando percebemos que o nosso corpo e nossas emoções estão começando a adoecer, é hora de recorrer a ajuda profissional que irá auxiliar no autoconhecimento e na identificação do propósito de vida da pessoa, promovendo assim uma vida mais leve e um bem-estar emocional.